domingo, 16 de janeiro de 2011

Massa de Peixe deliciosa.


Olá amigos!
Hoje vou deixar-vos uma a receita: Massa com peixe é deliciosa e, muito importante! É um prato “económico”.Fica por menos de 5 euros.

Dosagens para 5 pessoas

500 grs de peixe sem espinhas “ usei tamboril comprado no mini preço, congelado e paguei 1,75 euros"
400 grs de camarão “comprei cozido no Pingo Doce” ficou-me por 2 euros
1 ramo de coentros “ frescos”
Uma embalagem de caldo de marisco
250 grs de massa, a que gostar mais, eu até já usei, massa colorida.
1 cebola média
2 dentes de alho
1 alho francês
Uma lata pequena de tomate em cubos, ou um tomate fresco, partido em cubos
2 vagens de piripiri
Uma folha de louro
Azeite q/b

Confecção

Cozer o peixe durante 10 minutos. Retirar o peixe e reservar. Aproveitar a água.
Descascar, 350 grs de camarão. Pegar nas cascas e, por na água que cozeu o peixe, deixar ferver 30 minutos.
Enquanto esta ferve, picar a cebola e fazer um puxado, com azeite, uma folha de louco, os alhos picados e o alho francês cortado em rodelas fininhas. Quando começar a ganhar cor, deitar o tomate e, metade do molho dos coentros picados, deixar ferver sempre em lume médio, deitar as vagens de piripiri, temperar de sal. Partir o peixe em pedaços e juntar ao preparado.
Deixar ferver no mínimo, ter cuidado para o peixe não desfazer. 3 minutos é suficiente.
Depois desse tempo, retirar o peixe e deixar ferver a calda, acrescentar-lhe a água que cozeu o peixe, “ Coada”.Rectificar o sal.
Dissolver metade do caldo de marisco e juntar ao preparado. Depois de levantara fervura, deitar a massa que, já deve ter sido cozida em água e um fio de azeite e escorrida. Envolver tudo e deixar levantar fervura. Deitar o camarão descascado e envolver, de seguida deitar o peixe com o cuidado suficiente para não desfazer. Deixar ferver mais um pouco, para se tomarem do gosto.
Rectificar os temperos e, empratar.
Numa terrina, deitar a massa, tentar que o peixe fique por cima, enfeitar com os camarões inteiros que deixou de reserva e, polvilhar com os restantes coentros picados… Seja generosa nos coentros…
O resultado final é divino.
Bom apetite e os votos de uma boa semana.

sábado, 8 de janeiro de 2011

O meu pato com laranja!



Tirada em estágio,no Meliã em Aveiro.

Olá, cá estou eu novamente. Prometido é devido.
Um dia vou escrever um post sobre o meu trabalho. Um trabalho onde a vertente humana é utilizada até á exaustão. Não é fácil, mas é gratificante, muito mesmo.Nem sempre é fácil o que os nossos olhos vêem, mas o resultado final, compensa.Costuma dizer-se que os meios não justificavam os fins, neste caso justificam... È um trabalho violento tanto psicológicamente, como físicamente mas, a sensação que estamos a lidar com vidas humanas, compensa tudo. Mudei muito, desde que comecei a trabalhar com idosos . O fútil,deixou de fazer parte da minha vida… Bem vamos lá á receita de hoje.
Vou dar-vos umas das receitas mais deliciosas que confeccionei até hoje…Não é um prato muito difícil de confeccionar, mas requer um pouco de atenção. O resultado final vale bem a pena.

Pato com laranja!

Um pato
6 Laranjas
Uma cenoura
Uma folha de louro
Um talo de aipo
Um alho francês
Uma Cebola
Azeite q/b
Sal q/b
6 Grãos de pimenta preta
Um caldo de aves
Azeite e óleo q/b
3 Batatas médias

Preparação

Limpe bem o pato sem lhe estragar a pele.
Bridar o pato (Atá-lo, com fio norte)
Colocar um sotê (Frigideira grande), em lume forte,deitar um pouco de óleo de preferência de girassol ou amendoim (são mais saudáveis).
Colocar o pato nesse sotê, para o fazer ganhar cor e, também retira-lhe a gordura da pele. Fazê-lo rodar por todo, tendo o cuidado de não lhe destruir a pele.
Ao lado, num tacho com tamanho suficiente grande, para colocar o pato inteiro . Fazer um bom puxado (refogado) com: Azeite, cebola picada, alho picado e uma folha de louro. Depois de aloirado (com um pouco de cor), juntar-lhe caldo de aves, se não tiver feito compre e junte a água a ferver, adicionar o caldo de aves a esse puxado temperar de sal deitar os grãos de pimenta preta. Fazer um ramo de cheiros (Com a cenoura o alho francês o louro e o aipo) atá-lo bem e juntar a esse refogado. Colocar o pato dentro, depois de ter sido desengordurado e alourado abafar e deixar cozer em lume médio. Pegar nas laranjas e descascá-las com uma faca, no sentido de não ficar qualquer pele. Depois de descascadas começar a separar os gomos com cortes no sentido de a pele que liga os gomos não vir junta, devem sair os gomos limpos de qualquer impureza. Por os gomos de lado e, espremer o resto de cada laranja em cima do pato e juntar-lhe o restante depois de espremido. Deixar ferver abafado. Deve rectificar o sal. E deixar continuar a cozer, ter o cuidado para o pato não se desmanchar. Partir batatas em palha e, fritar temperadas de sal, ou não! A gosto (eu costumo temperar). Certificar-se, se o pato já está cozido. Retira-lo do tacho e colocá-lo em cima de uma tábua,a aguardar o empratamento.
O restante molho que serviu de cama de cozedura ao pato,retira-se o ramo de cheiros e, coar para um recipiente mexendo bem todos os restos dentro do coador, para que o molho engrosse e fique com um paladar sublime.

Vamos ao empratamento.

Fazemos então assim:
Coloca-mos o pato, num tabuleiro de ir á mesa, decoramos o pato com os gomos das laranjas que reservamos. No buraco do papo do pato, colocamos umas folhas de laranjeira e, á volta vamos por as batatas fritas em palha. Espero que o tabuleiro seja grande, caso seja pequeno coloque as batatas numa taça e enfeitado com uma rodela de laranja aberta em leque no cimo das batatas..
Colocar o molho numa molheira, com uma rodela de laranja em meia lua, do lado esquerdo ou no topo.
Servir, acompanhado do molho, para ser usado agosto, pelos convivas junto com o pato
Espero que tenham sucesso e, bom apetite.
Beijinhos

domingo, 2 de janeiro de 2011

Só para informação.


Olá amigos
Vou escrever um pequeno post a titulo informativo apenas.Este meu blog vai ter uma grande modificação, da informação que por ele tem sido produzida.
Quando foi criado, era partilhado com uma amiga, escrevíamos as duas. Uma vez escrevia ela, outra escrevia eu. Infelizmente essa amiga, faleceu era a “nossa Elise” muito conhecida aqui na blogosfera. Pessoa muito inteligente e, uma excelente pessoa. O destino levou-a com 29 anos, já lá vai um ano. Mas ela adoecer e, parou de escrever já não escrevia á alguns anos. Mas no lugar dela ficou um amigo meu. Também uma pessoa muito inteligente, passou a dividir comigo a escrita. Combinamos então, escrever todas as semanas, mas semana um semana outro. Ele escrevia sobre política, eu escrevia assunto do quotidiano e, algumas fofoquices. Enfim um estilo muito meu. Ele ajudava-me bastante na composição dos textos. Acontece que, a minha relação com esse amigo, terminou vai para 3 anos e o meu blog tem andado muito parado.
Agora decidi tentar voltar a postar semanalmente mesmo que sozinha. Sei que vou ter de conciliar, porque o meu trabalho é diferente do de então. Vou mudar os temas. E vou tentar.
Vou tentar escrever de quando em vez, os meus temas de antigamente. Acredito que politica raramente voltarei a postar, não tenho bases suficientes, para escrever sobre esse tema. Irei tentar postar aqui, as minhas receitas de cozinha. Não sei se já contei, mas eu andei a fazer formação profissional durante 2 anos. Fiz um curso de cozinha internacional, estagiei num hotel de 4+1 estrelas e, saí com uma muito boa média e, classificada como chefe de cozinha internacional. Não estou a exercer essa profissão, embora seja uma profissão muito bem renumerada e, não exista grande desemprego nesta sector. O que acontece é que fiz também um curso de geriatria. E optei pelo segundo.
Tenho receitas de autor excelentes, que irei postar aqui e, assim acabarei por fazer o meu livro. Tentarei ser muito clara no que escrevo, para que consigam confeccionar os pratos. O meu estilo de cozinha, tem o empratamento gourmet, também explicarei tudo. Qualquer dúvida sobre algum prato é só perguntarem.
É capaz da minha escrita, não ser tão aprimorada como era no passado, mas dantes tinha quem me revisse os textos, agora serei sozinha.
Beijinhos e bom ano de 2011-01-01
Gracinha Ribeiro