domingo, 15 de abril de 2007

Que justiça?


A justiça é uma das áreas parada no tempo... até parece no tempo da outra senhora.
Três episódios curtos que dão que pensar...

1. Debate na RTP. Um Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, fazendo aquele ar de menino ladino que sabe mais que os outros todos, diverte-se com o conceito que ele próprio refere ter praticado, de que as custas em processo de habeas corpus são pagas individualmente. No caso da petição pelo Sargento Luis Gomes, isso levaria 10,000 cidadãos a pagar 400 euros cada um. O Ilustre Juiz Conselheiro não cabia em si de contente, por tamanha descoberta.

2. O Supremo Tribunal de Justiça condenou recentemente o Público a indemnizar o Sporting, considerando como justificação que mesmo que a notícia fosse verdadeira, não havia interesse público em saber que o Sporting devia mais de 400,000 contos ao fisco. 32 anos depois do 25 de Abril, a justiça ainda tem problemas em lidar com a liberdade de imprensa!

3. A Notícias Magazine publicou uma notícia sobre um caso de adopção. O juiz visado considerou que a sua imagem saia prejudicada e processou a revista, invectivando jornalista e director com termos tão nobres como "estúpidos" e "mentecaptos". O tribunal, chamado a julgar, condenou a revista a indmenizar o pobre juiz. Para percebermos como este exemplo de corporativismo é tão escandaloso importa saber que até mesmo o Conselho Superior da Magistratura considerou a reportagem legítima e multou o juiz pelos impropérios dirigidos aos jornalistas.

Podíamos dar mais exemplos, mas estes são bem a imagem da justiça que temos e da forma como pensam e se comportam alguns dos seus protagonistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado