sábado, 8 de janeiro de 2011

O meu pato com laranja!



Tirada em estágio,no Meliã em Aveiro.

Olá, cá estou eu novamente. Prometido é devido.
Um dia vou escrever um post sobre o meu trabalho. Um trabalho onde a vertente humana é utilizada até á exaustão. Não é fácil, mas é gratificante, muito mesmo.Nem sempre é fácil o que os nossos olhos vêem, mas o resultado final, compensa.Costuma dizer-se que os meios não justificavam os fins, neste caso justificam... È um trabalho violento tanto psicológicamente, como físicamente mas, a sensação que estamos a lidar com vidas humanas, compensa tudo. Mudei muito, desde que comecei a trabalhar com idosos . O fútil,deixou de fazer parte da minha vida… Bem vamos lá á receita de hoje.
Vou dar-vos umas das receitas mais deliciosas que confeccionei até hoje…Não é um prato muito difícil de confeccionar, mas requer um pouco de atenção. O resultado final vale bem a pena.

Pato com laranja!

Um pato
6 Laranjas
Uma cenoura
Uma folha de louro
Um talo de aipo
Um alho francês
Uma Cebola
Azeite q/b
Sal q/b
6 Grãos de pimenta preta
Um caldo de aves
Azeite e óleo q/b
3 Batatas médias

Preparação

Limpe bem o pato sem lhe estragar a pele.
Bridar o pato (Atá-lo, com fio norte)
Colocar um sotê (Frigideira grande), em lume forte,deitar um pouco de óleo de preferência de girassol ou amendoim (são mais saudáveis).
Colocar o pato nesse sotê, para o fazer ganhar cor e, também retira-lhe a gordura da pele. Fazê-lo rodar por todo, tendo o cuidado de não lhe destruir a pele.
Ao lado, num tacho com tamanho suficiente grande, para colocar o pato inteiro . Fazer um bom puxado (refogado) com: Azeite, cebola picada, alho picado e uma folha de louro. Depois de aloirado (com um pouco de cor), juntar-lhe caldo de aves, se não tiver feito compre e junte a água a ferver, adicionar o caldo de aves a esse puxado temperar de sal deitar os grãos de pimenta preta. Fazer um ramo de cheiros (Com a cenoura o alho francês o louro e o aipo) atá-lo bem e juntar a esse refogado. Colocar o pato dentro, depois de ter sido desengordurado e alourado abafar e deixar cozer em lume médio. Pegar nas laranjas e descascá-las com uma faca, no sentido de não ficar qualquer pele. Depois de descascadas começar a separar os gomos com cortes no sentido de a pele que liga os gomos não vir junta, devem sair os gomos limpos de qualquer impureza. Por os gomos de lado e, espremer o resto de cada laranja em cima do pato e juntar-lhe o restante depois de espremido. Deixar ferver abafado. Deve rectificar o sal. E deixar continuar a cozer, ter o cuidado para o pato não se desmanchar. Partir batatas em palha e, fritar temperadas de sal, ou não! A gosto (eu costumo temperar). Certificar-se, se o pato já está cozido. Retira-lo do tacho e colocá-lo em cima de uma tábua,a aguardar o empratamento.
O restante molho que serviu de cama de cozedura ao pato,retira-se o ramo de cheiros e, coar para um recipiente mexendo bem todos os restos dentro do coador, para que o molho engrosse e fique com um paladar sublime.

Vamos ao empratamento.

Fazemos então assim:
Coloca-mos o pato, num tabuleiro de ir á mesa, decoramos o pato com os gomos das laranjas que reservamos. No buraco do papo do pato, colocamos umas folhas de laranjeira e, á volta vamos por as batatas fritas em palha. Espero que o tabuleiro seja grande, caso seja pequeno coloque as batatas numa taça e enfeitado com uma rodela de laranja aberta em leque no cimo das batatas..
Colocar o molho numa molheira, com uma rodela de laranja em meia lua, do lado esquerdo ou no topo.
Servir, acompanhado do molho, para ser usado agosto, pelos convivas junto com o pato
Espero que tenham sucesso e, bom apetite.
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado