segunda-feira, 24 de abril de 2006

Foi Fantástico o Golpe de estado no dia 25 de Abril de 1974

Olá amigos.
Mais uma vez aqui estou eu para falar de algo, de preferência algo que seja real e tenha a ver comigo e com a minha maneira de pensar e de estar na vida. Hoje vou falar sobre o 25 de Abril, sem ofensa para ninguém, porque somos livres de dizer o que nos vai na alma e de expressar o que sentimos. Quero dizer-vos que o 25 de Abril, como fim de um regime anquilosado, foi fantástico para o comum dos Portugueses. Impossível ficar indiferente, bravos alguns homens bons, que tornaram possível esse golpe de estado, de que o nosso país tanto precisava, pois era um país que se encontrava virado para si próprio e fechado para o mundo exterior.


Existiam também muitas desigualdades, ora se existiam. Portugal pertencia a meia dúzia de pessoas e essas controlavam e exploravam todo um povo, que então vivia miseravelmente. Tinham esses senhores, donos do meu país, um testa de ferro que era o então primeiro ministro. Eles diziam ao primeiro ministro de então quem os incomodava e como tal exigiam que esse incómodo fosse eliminado, e era mesmo preso ou morto, se não fugisse a tempo, mas que saía de cena, isso saia. Bastava a alguém falar mal do poder para ser aprisionado. O golpe de estado foi fantástico, libertou o povo e abriu as portas do meu País ao mundo.

Mas o que se passou a seguir ao golpe de estado foi uma desilusão completa! Se então o país vivia pobre e os seus governantes também não viviam ricos assim como os seus famíliares, depois passou a haver um esbanjamento de tudo o que era património. Éramos um dos países do mundo onde havia mais ouro e divisas, tínhamos um rico património estatal, mas isso era sangue suor e lágrimas de todo um povo . A revolução que se seguiu foi desastrosa! Ninguém ganhou com ela, a não ser uma nova classe que daí emergiu, que são esses profissionais da mais "nobre" profissão do mundo, os políticos, que elaboraram leis a rodos à medida dos seus interesses! Africa foi entregue não aos africanos sem cor, mas sim, virtualmente, aos Africanos de cor preta, e de uma determinada cor politica, mas verdadeiramente às grandes potências, com um particular favorecimento à União Soviética. Uma desgraça para todos eles, assim como para as pessoas de origem europeia, que lá viviam há séculos.
Africa ganhou com isso? Portugal ganhou com isso? Não sei se repararam que morreram mais africanos depois do 25 de Abril do que durante toda a guerra colonial. E a fome em Africa, já a esqueceram? Esta imagem é um símbolo claro da fome que se passa, na então bela e próspera Africa.

E as pessoas brancas que lá viviam? Houve um senhor político português que um dia disse esta frase em Luanda, quando lhe foi perguntado o que fazer com os brancos que lá viviam: resposta categórica: mandem-nos num barco a remos pela Baía fora para o alto mar, o mar encarrega-se deles…
Que é feito do dinheiro das barras do ouro e do Património do meu país, e ainda dos milhões que entraram cá vindos da CEE? Não sou saudosista, porque abominava os ricos do passado e a forma como lidavam com os subalternos. Essas pessoas mereciam ficar pobres e ser submetidas a todas as atrocidades que fizeram. Mas meus amigos, no outro tempo os governantes dirigiam-se para a assembleia da república por meios próprios. E agora? O Senhor Guterres tinha 42 automóveis e 84 motoristas. Hoje se alguém quiser antecipar a reforma, tem logo cortes drásticos, mas se algum deputado estiver na assembleia da república, basta só 6 meses para vir com uma reforma choruda. Afinal como é? Existem portugueses de 1ª, de 2ª e de terceira? A minha mãe criou 10 filhos. Sabe Deus o que passou para os conseguir criar, e tem agora para viver uma pensão social de 160 Euros! Isto é justiça? Dantes não se podia falar mal do poder, mas hoje podemos falar mal do poder á vontade ...até ver. É a única liberdade que ganhamos com isto, quando temos tudo sobre controlo do estado…
Pagamos impostos loucos em tudo, vivemos numa crise aterradora. Mas o nosso Primeiro de hoje dá-se ao luxo de requisitar um avião às forças armadas para ver um jogo de futebol que iria disputar-se a 200 quilómetros de Lisboa… Afinal a crise é para quem? Querem um novo aeroporto, somos um país pequeno temos 3 aeroportos, para quê mais um ? Para receber turismo! O que temos para oferecer aos turistas?! Que infra-estruturas temos para receber turismo de qualidade, que faça entrar divisas no nosso país? Vamos recebê-los dentro do aeroporto? Será?
10 campos de futebol novos, quem os está a pagar? E para que servem? Temos condições para estes luxos? Quem está a pagar tudo isto? Somos nós, o Zé povinho...
Ainda não acordou o meu povo…Não quero falar de mais nada, porque fui ludibriada.
Sinto-me enganada com as promessas do golpe de Estado do 25 de Abril, vou festejar o quê? os luxos da nossa classe política que foi quem ganhou e ganha com o golpe de estado.Acorda meu povo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado