quinta-feira, 21 de junho de 2007

Até eles!...


Notícia do Publico
Os especialistas norte-americanos da saúde das mulheres enganaram-se. E, pela primeira vez, começaram hoje a admitir oficialmente o seu erro, com a publicação de um artigo no New England Journal of Medicine (NEJM) que marca uma viragem clara de atitude face às terapias hormonais da menopausa, ou THM.

As THM são tratamentos que se destinam a combater os problemas da menopausa (afrontamentos, suores nocturnos, disfunções sexuais, depressão, risco de osteoporose) e que se baseiam em dois tipos de hormonas femininas, os estrogénios e a progesterona. As mulheres a quem o útero foi removido só precisam de receber estrogénios. As outras precisam da progesterona para proteger o útero dos riscos acrescidos de cancro que decorreriam da utilização de estrogénios só.

O estudo agora realizado por JoAnn Manson, de Harvard, e colegas, é uma derivação do WHI, designada por WHI-CACS (Coronary-Artery Calcium Study). Os cientistas estudaram a evolução das calcificações arteriais em 1064 mulheres do WHI que tinham entre 50 e 59 anos, tinham sofrido uma remoção do útero e eram tratadas apenas com estrogénios há cerca de sete anos e meio. Os depósitos de cálcio nas artérias coronárias fazem parte do processo de desenvolvimento da aterosclerose e são um bom indicador de futuros riscos cardiovasculares.

E o que os cientistas concluíram desta vez foi que, ao contrário do WHI, que abrangia também mulheres mais idosas e mais doentes, nestas mulheres mais jovens e saudáveis os estrogénios tinham um efeito claramente cardio-protector até aos 65 anos.


Mas afinal Brincamos aos ciêntistas!...
Ora vamos lá exigir respeito, e credibilidade sobre o que nos é aconselhado ou desaconselhado. Para isso ganham eles tanto dinheiro.
Falar sem ter certezas não leva a lado nenhum...
Um grande abraço para todos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado