sábado, 26 de março de 2011

Receita de rojões á minhota feitos á minha moda...


A Kika, uma gata cheia de personalidade .

Compre carne de porco .Pode ser da perna e de preferência, que tenha alguma gordura.350grs por pessoa.

Cortar a carne em quadrados médios .
Depois de cortada a carne, coloque-a num recipiente. Faça uma marinhada com, 3 dentes de alho picados, uma folha de louro, um cano de alecrim, polvilhe com colorau e pimenta preta e em grão, tempere de sal a gosto e regue com vinho e azeite. Esfregar a carne nesta marinada e deixar repousar um pouco.
Coloque um tacho no fogo com o fundo coberto de azeite e duas colheres bem cheias de banha de porco, se não quizer usar banha use só azeite. Deixe aquecer bem. Deite os rojões dentro do tacho, abafe e deixe cozer em lume médio. Com uma colher de pau, vá virando a carne para cozer bem e não pegar . Regue com a marinhada e  deixe cozer abafado. Quando a carne estiver a ficar cozida, destape o tacho e deixe continuar a cozer, para que a carne ganhe cor. Rectifique o tempero. Quando a carne estiver alourada, retire os rojões do tacho e reserve.
Descascar chalotas e deitar no molho que restou dos rojões, ou então pode optar por batatas (pequenas) (quantidade que achar que necessita), na tabela diz que são 3 por pessoa. Abafe e deixe cozer em lume médio. Rectificar o sal.
Quando chalotas ou( batatas) estiverem cozidas deite os rojões por cima e regue com meio cálice de vinho do porto deixe ficar abafado, com o lume ligado no mínimo durante 10 minutos.
Empratamento:
Colocar numa travessa funda os rojões e a guarnição ( batata ou chalota) Regar com um pouco do molho da confecção. Polvilhar com cominhos moídos e decorar com meias luas de laranja e azeitonas pretas. Lardear a travessa com grelos picados e salteados em azeite, ou em esparregado.
Acompanha este prato arroz seco.
Beijinhos para todos, os que me visitam e votos de uma boa semana. Se existir alguma dúvida na confecção das minhas receitas é só dizer e eu estou por cá para ajudar.

sábado, 19 de março de 2011

Quando se tem sensibilidade na alma.


Quando se tem sensibilidade na alma, todas as rupturas são dolorosas...
A qualidade das nossas relações depende, sobretudo, da qualidade daquilo que damos....do amor que damos aos outros.....da afabilidade que dispensamos....da honestidade que transmitimos.....
Ou seja, aquilo que temos para receber em termos de relação.....é um espelho daquilo que damos.....daquilo que investimos nessa relação...daquilo que acreditamos nessa relação.....daquilo que somos nessa relação....
A qualidade duma relação depende dum equilíbrio entre o dar o receber....
Pretender querer receber sem dar....é utópico....
Dar sem receber...é transcendente...não está ao alcance de todos....
É necessário Ser para poder dar....
É necessário Ser e dar....para que tenhamos uma relação com qualidade....
Não podemos exigir, aquilo que nó próprioss não damos. Não podemos dar aquilo que não recebemos…
Hoje deu-me para escrever sobre esta utopia …

sábado, 12 de março de 2011

Esparguete à Carbonara!


Olá bom dia a todos os que me visitam, incluindo os que me visitam por amizade e que tentam saber de mim, mesmo que através deste meu espaço. É gratificante para mim, saber que não me esqueceram. Por vezes posso não ser aquela pessoa, que idealizaram, mas garanto-vos que com todos os meus defeitos e algumas virtudes, não me considero má pessoa.. Para todos o meu muito obrigado e o meu carinho incondicional. Confesso que psicologicamente não estou a atravessar um bom momento, mas nada que eu não esteja já habituada…São coisas de ser humano demasiado sensível e nesta altura do ano, anda tudo á flor da pele. Mas vou tentar fazer a mim, o que fiz ao meu jardim, cortar o que está a mais, para ficar com mais luz. É isso que eu preciso de luz, muita luz …
Bem mas aqui vai mais uma receita. Fácil de fazer económica e excelente, em valor nutricional…
Esparguete á Carbonara.

Por uma panela no fogo, com água um pouco de oleio e um pouco de sal.
Quando começar a ferver, deitar a massa, 50 grs por pessoa. Deixar cozer até ficar cozida.
O.B.S. Não deixe cozer de mais.
Quando estiver cozida, por a escorrer.
Colocar uma frigideira no fogo, com azeite, alhos picados, bacon partido em juliana “ Palitado”, cogumelos frescos partidos também em juliana. Saltear. Polvilhar com pimenta fresca.
Finalmente juntar o esparguete a este preparado, envolver salteando. Finalmente, junte um pacote de natas frescas, “eu uso da longa vida” (Apurar o sal)
Envolver tudo, com o fogo ligado no mínimo durante uns escassos minutos. Emprate polvilhado de coentros picados ou salsa picada …

Obs.: Este prato, era o que costumávamos servir no Hotel onde trabalhei, aos jogadores 3 horas antes dos jogos. Ah servíamos também, junto com a carbonara ovos estrelado á descrição dos jogados. Claro que á comitiva, era confeccionado outro menu.
Beijinhos para todos e espero que as receitas que vos deixo, sirvam para deliciar os vossos comensais.
/…/
Existem pessoas que gostam de polvilhar a carbonara com queijo, eu aconselho o parmesão. Embora eu não use.

domingo, 6 de março de 2011

Salmão com amendoas.


3 Postas de salmão
Sal
Limão
Farinha
Manteiga
Amêndoa palitada e tostada
Temperar o salmão com um pouco de flor de sal e sumo de limão. Deixar repousar 30 minutos.
Enxugar o peixe com papel de cozinha, e passar por um pouco de farinha.
Por no fogo, uma acertã com um pouco de manteiga, um pouco de azeite e um dente de alho.
Quando estiver quente colocar as postas do salmão, deixar fritar para ganhar cor. Retirar e colocar num tabuleiro de ir ao forno barrado com manteiga. Levar ao forno para acabar de cozer. Quando achar que já está cozido, deite por cima as amêndoas e regue com o restante molho da fritura. Esprema umas gotas de limão por cima do peixe com as amêndoas e leve ao forno a gratinar.
Empratar regando com o restante molho do tabuleiro.
Sirva com legumes salteados.
Beijinhos para todos os que vem cá.
Boa semana.