terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Senhores Professores de Português



Muito se fala por aí que as pessoas na net dão muitos erros, até em tom brejeiro é costume ridicularizar quem por descuido dá um erro ortográfico, mas o texto que a seguir transcrevo, que me foi fornecido por uma amiga, contém erros ortográficos dados pelos alunos do ensino superior. De quem será a culpa?

Aqui vai...

Adecuados, presuazão, ao paço que, armonia, intensão, reconseção, objectivos demorosos, atensão, tra-rá, encantalos, humoral, prossedimentos, concorrençia, nesseçarios, precionado, alucação, deslacharem/desleixamentos, prosseguição, disturpação da informação, extende, execussão, conscialização, tem haver com, os próprios outputs onde ser reinvestidos, circuncisão administrativa...

Mas a mais fantástica, aquela que leva a Palma de Ouro é... (rufar dos tambores)

“A teoria da contingência convagina-se com a existência da tecnologia, ou seja, com a abertura comei-o ambiente...”

Eu sei que parece inacreditável, mas esta frase foi escrita por uma aluna do primeiro ano de um curso da área de ciências económico-sociais! Quando ouço falar em reforma educativa, alterações do currículo, formação de professores, etc. tudo isso soa distante, burocrático e cheio de boas intenções. Objectivamente, mais de 50% dos meus alunos não sabem escrever correctamente e esse facto afecta a forma como expressam os conteúdos da disciplina. Compreendo as boas intenções de políticos, administradores, educadores, entre outros, mas, sinceramente, há algo profundamente errado no sistema educativo quando os alunos deixam o ensino secundário sem saberem escrever...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado