terça-feira, 19 de agosto de 2008

Pesquisas certeiras!!!


O tempo esbate as feridas e as más memórias - dores, afrontas, insucessos, golpes baixos. Mas não só. Também o espantoso e o grandioso é esbatido e banalizado pelo tempo. Habituamo-nos às coisas, e o seu lado fantástico e maravilhoso desaparece com essa habituação.
É uma lei natural, a que o amor – com o que ele pode ter de grandioso - não está imune. E é o que Úrsula Guin expressa de forma superior:

O amor é como o pão; tem que ser amassado, feito de novo, todos os dias.

A habituação e a falta de novidade podem de facto ser o túmulo do amor – um túmulo de onde ele não ressuscita mais, ou de onde só ressuscita nas nossas memórias, e nomeadamente nos mitos criados pela literatura e pelas publicações cor-de-rosa.

Mas há obviamente outras causas. Muitas vezes, no caso do amor romântico, é a ilusão que morre, são as miragens de seres maravilhosos que desaparecerem, para assumirem a sua condição plebeia.

Outras vezes é a falta de amor verdadeiro:

Quantos homens pensam que amam uma mulher, quando apenas queriam era realmente ter um orgasmo com ela? É desleal! Por acaso ela sabia disso...



Ele já não ama , como há dez anos atrás. Acredito piamente nisso. Ela não é a mesma, e tão pouco ele o é. Ele era jovem. (…) Talvez ele ainda a pudesse amar, se ela fosse como antes, se fosse apenas uma marionete, digamos um pau mandado, uma pessoa sem personalidade.Porque ela mudou, e percebeu o que até então não tinha percebido, ou não queria perceber,Ele deixou de a amar...Mas será que ele alguma vez a amou! ou apenas a usou...


Ou outros factores... O hábito e o tempo não são definitivamente explicação para tudo.

Desculpem o meu péssimismo, ou realismo, este texto é dirigido a quem não sabe amar, apenas conhece, a obecessão(do quero posso e mando) ou nunca entendeu o que é amar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado