quinta-feira, 6 de outubro de 2005

A violência física e o abuso emocional

A violência doméstica magoa todas as pessoas
É preciso uma comunidade para prevenir a violência doméstica.


A violência doméstica tem vindo a aumentar consideravelmente em Portugal. Só em 2002 foram denunciados mais de 18 mil crimes. A grande maioria dos maus tratos são físicos, mas também podem ser psíquicos.

No meu primeiro blog, fiz este e mais este posts sobre a violência doméstica e o abuso emocional. É terrível constatar como inclusivé muitas mulheres da minha geração se envolvem em relações abusivas. Falo de mulheres com estudos superiores, economicamente independentes.

Há algo que as mulheres desde muito cedo têm perceber: um homem que agride fisica e verbalmente, raramente ou nunca muda. Nenhuma mulher tem de se sujeitar aos abusos do companheiro. Há sempre uma saída, por muito dolorosa e díficil que ela seja.

Está na altura da Mulher largar o seu papel de vítima e acabar com o ciclo vicioso das agressões. Está na altura de explicar às mulheres das próximas gerações que a violência não faz parte do Amor e de uma relação.

É preciso acabar com as desculpas, é preciso denunciar e ajudar, para que os números negros da violência doméstica neste país desçam. Pelas próximas gerações...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado