sexta-feira, 16 de junho de 2006

As maravilhas do desporto sobre o nosso organismo

Olá amigos,

Hoje quero falar-vos de um assunto que tem sido muito importante para mim: a prática de desporto, de modo regular, para manutenção.
Pratico desporto há cerca de 25 anos, sem interrupção. Já pratiquei muitas modalidades: aeróbica, step, musculação, body combat, body pump, body attack, pilates, cycling , body balance e localizada. Hoje pratico apenas as três últimas e, 3 vezes por semana, faço caminhada mais ou menos 8 km por caminhada.


Trabalho de glúteo


Confesso que praticar desporto tem de ser por opção e algo que se faz por prazer, até porque os maiores benefícios dessa prática só com o decorrer dos anos se vão sentindo. Fico sempre admirada como podem pessoas, a quem nós, os da prática regular, chamamos "turistas do ginásio" podem querer, em 3 meses, conseguir “moldar” o corpo para a praia. Esse esforço é, claro, inglório, porque só com trabalho prolongado e muita luta se consegue ter um corpo modelado. O mais que essas pessoas conseguem é perder líquido e, por isso, ficam com a sensação de emagrecimento, o que não é verdade, porque a massa gorda leva bastante tempo a perder-se.


Trabalho da parede abdominal


No ginásio tenho um grupo forte, que trabalha bastante bem. Usamos caneleiras de 5 e 6 Kg em cada perna e alteres de 4 e 5 Kg em cada mão, durante aulas e são aulas bastante intensas. Todos os músculos do corpo são trabalhados e, para vos ser honesta, ao fim de 40 minutos de aula já estou de rastos e a desejar que os 20 minutos restantes passem o mais depressa possível. De qualquer modo, já temos tantos anos de prática que, nalgumas das aulas, somos acompanhadas por homens da musculação e eles não conseguem ter a resistência que nós temos, eles tem força mas não tem flexibilidade e resistência. Cada exercício tem muitas repetições e o intervalo entre exercícios é curto, só dá para beber uns goles de água, ao contrário do que com eles se passa na musculação, que dá sempre tempo para alternar com umas conversitas com outros praticantes.



Equilíbrio


Admito que, algumas vezes, não tenho vontade de ir ao ginásio ou dar a caminhada, mas se não for o corpo acaba por “acusar” a falta do exercício de modo muito pronunciado, as dores musculares, por falta de exercício são terríveis. Faço duas sessões de ginástica localizada, que são bastante fortes de alto impacto, para além de uma sessão de Cycling e balance e das 3 caminhadas semanais (o domingo é dia de descanso :)!). Não sou magra, também não sou gorda, mas tenho alguma massa muscular, conseguida com muito trabalho e satisfação ao longo de todos estes anos. Sinto-me bastante forte e ágil e tenho grande prazer nisso.


Cycling


Os benefícios da prática desportiva para a saúde são muito falados. Pessoalmente posso comprovar esses benefícios. Acho que há grandes diferenças físicas entre quem tem uma prática física regular e quem não a tem. Ao contrário de algumas amigas, não tenho dores de ossos, subo escadas, salto e corro com facilidade, sou capaz de andar a cortar a relva do meu jardim, durante a tarde toda, cortar as sebes, acabar o trabalho completamente derreada, que no dia seguinte não sinto qualquer dor, o meu coração funciona como um relógio, a uma frequência cardíaca relativamente baixa. Por isso, deixo o conselho de que, com dedicação e gosto, pratiquem desporto. É fantástico, acreditem.

Beijinhos para todos

obs:Comprovo os benefícios, no http://memoriademulher.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado