sexta-feira, 23 de junho de 2006

Então porque não o S. João em Braga


S. João não é só sinónimo de martelos, manjericos, alhos porros, fogueiras, cascatas e balões. São também a sardinha assada a pingar na broa de milho, o vinho e, no almoço de amanhã, o cordeiro bem assado no forno. A partir de logo à noite, ganha um componente novo o festival pirotécnico, no Estádio 1º de Maio, em Braga, que se vai estender por três noites.


Segundo Francisco Sampaio, presidente da Região de Turismo do Alto Minho, não há sardinha como a que é pescada no portinho de Âncora. Mas concretiza ao JN, "Porque é apanhada na rede de emalhar e faz-se pela chamada pesca de lancear, isto é, com lanços de 15 minutos, máximo de meia hora, excepto se a sardinha é muita, só se fazendo, então uma vez, regressando logo ao portinho para que a sardinha fique dura e a espelhar".

"É uma sardinha de extrema qualidade pois não leva gelo, está gorda, reluzente, fresquinha, dura, com a guelra bem vermelha e daí a sua designação de «bibinha, sardinha do nosso mar, sardinha d'alvorada»", prossegue o presidente da região de turismo, que não tem, por isso, dúvidas de que a "sardinha d'alvorada" de Vila Praia de Âncora é mesmo "a melhor sardinha do mundo".
Bom S. João para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado